Blog

logo2020

Atendimento

+55 (11) 3159-5080
+55 (11) 996-288-316

ptenfrdeitjaes

Muitas pessoas sofrem com dores crônicas, assim caracterizadas quando estão presentes por mais de três meses, ou que persistem por um mês mesmo que o paciente já tenha feito o tratamento. Algumas doenças que podem ter como sintoma as dores crônicas são: fibromialgia, dor relacionada ao câncer, artrite ou osteoartrose, diabetes com neuropatia, hérnia de disco, entre outras.

Atualmente, com os avanços da medicina, os tratamentos para dores crônicas são cada vez mais eficientes. O tratamento pode ser feito por meio de técnicas neurocirúrgicas de alta tecnologia. Uma delas é a técnica de estimulação medular, na qual se implantam eletrodos na medula espinhal do paciente. Após esta etapa, ondas elétricas são emitidas com o objetivo de inibir a dor crônica.

Outra técnica é a de infiltração na coluna. Nela, se aplica medicação em pontos específicos da coluna vertebral com o objetivo de reduzir a dor e os sinais de inflamação, otimizando a ação local das medicações e diminuindo os efeitos sistêmicos.

Já a radiofrequência, método no qual uma pequena agulha é ligada a um aparelho de radiofrequência, costuma ser aplicada nos casos de dor crônica para pacientes que melhorou após o bloqueio, mas retornou. A dor é amenizada por meio de interrupção de transmissão dolorosa pelo nervo ou pela modulação do mesmo, no caso de utilização de radiofrequência pulsada.

Quando a dor está presente de forma constante é muito importante não a ignorar, já que esta é a forma que o organismo encontra para mostrar de que algo está errado com o corpo. Quando a dor está presente no corpo sem a função de alarmar para algo errado (não há nada errado, apenas a dor), o tratamento deve ser voltado diretamente para a própria dor. A dor sempre deve ser tratada, não subestimando as doenças coexistentes.

Possui dúvidas sobre dores crônicas? Entre em contato com um médico especialista em dor para uma avaliação detalhada!